quinta-feira, 20 de agosto de 2009

VEREADOR VALENTIN VAI A BRASILIA EM BUSCA DE RECURSOS



O Vereador Valentin Melo de Thomaz ( PT ) participou de 14 a 16 de julho, da 12ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento este, que é um marco no municipalismo brasileiro. "Foi uma oportunidade de apresentar aos poderes Executivo e Legislativo da República, uma pauta de reivindicações, além de discutir propostas que viabilizem
o cumprimento dos deveres constitucionais dos municípios e que assegurem os recursos necessários para esse fim", destacou o vereador Valentin, que representou Nova Hartz acompanhado dos vereadores Jamir (PSB), Cléo (PT) e Vandeli (PDT) na edição 2009 da Marcha dos Municípios a Brasília, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), esteve ainda de,com a participação de 5 mil prefeitos,a vereadores e autoridades municipais de todo o País, nesta semana na Capital Federal.

Na oportunidade ainda estavam presentes o Prefeito Antonio e o Secretário da Habitação Benedito.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

MPF pede afastamento de Yeda do governo do RS

O Ministério Público Federal anunciou em coletiva de imprensa em Porto Alegre nesta quarta-feira, 05, que pedirá o afastamento da governadora Yeda Crusius por improbidade administrativa.Yeda é a integrante de uma lista de indicados do MPF que inclui também diretor de Gestão da Informação do Banrisul, Rubens Bordini e os deputados José Otávio Germano, Luiz Fernando Záchia, Frederico Antunes.As acusações são baseadas na análise de documentos da Operação Rodin e de escutas de outras investigações, entre elas, a Operação Solidária. Ao todo, são 20 mil gravações.O MPF pede o bloqueio de bens, o afastamento do cargo, o levantamento do sigilo da investigação e a suspensão dos direitos políticos por oito a 10 anos de todos os denunciados. Também será pedido o ressarcimento de valores supostamente desviados dos cofres públicos.Os procuradores não revelaram as acusações que pesam sobre cada réu, apenas comentaram que todos são beneficiários, operadores ou intermediários de irregularidades.As provas estão sob segredo de justiça, cuja anulação já foi pedida pelo MPF à Justiça Federal.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Estudo de Bacia do Rio dos Sinos é apresentado aos vereadores da Região

Vereadores de 32 municípios conheceram, no Espaço Pensamento da São Leopoldo Fest, o estudo da bacia do Rio dos Sinos e ajudaram na escolha do logotipo do Comitê Intermunicipal Legislativo em Defesa das Ações do Pró-Sinos. Apresentado pela professora doutora e coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos, Luciana Gomes, o estudo servirá como ferramenta de orientação aos municípios para enfrentarem o problema do ponto de vista global, como ressaltou o presidente do Comitê, o vereador leopoldense Nestor Schwertner. A recuperação ambiental, o tratamento de esgotos e o acompanhamento e fiscalização das ações do Pró-Sinos são alguns dos objetivos do Comitê, que também pretende reunir propostas para colaborar nas ações de recuperação do Rio dos Sinos. Segundo Schwertner, a atividade desta quarta-feira integra um rol de ações que estão sendo implementadas desde a criação do Comitê, em 2007, logo após o desastre ecológico que resultou na morte de aproximadamente 80 toneladas de peixes. De acordo com Schwertner, integrar os 32 municípios que fazem parte da bacia do Rio dos Sinos foi um dos primeiros passos do Comitê que envolve, além de São Leopoldo, municípios como Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Nova Santa Rita, Esteio, Sapiranga, Estância Velha e Nova Hartz, entre outros. Para a escolha do logotipo, todos votaram. O vencedor foi uma criação do estudante de Jornalismo e vereador de Nova Hartz Valentin Melo Thomaz, que participou junto com outras cinco propostas.